quarta-feira, 12 de julho de 2023

Carmen Sevilla

 

                      “Muere la actriz, cantante y presentadora Carmen Sevilla a los 92 años

                                                                            Fotos: Revista Cruzeiro, Revista Cruzeiro, 1953, Ed 0001.

“La intérprete, que se convirtió en una estrella del cine español en los cincuenta y marcó una época en la televisión, padecía alzhéimer desde 2009”.[1] Faleceu em 27 de junho de 2023.

Carmen Sevilla esteve no Brasil nas décadas de 50 e 60, não podemos deixar passar em branco a presença dessa artista pelo Brasil.

Em 1952, com 22 anos, solteira, chegava num luxuoso transatlântico no Rio de Janeiro Carmen Sevilla.

“Poucos minutos depois de sua chegada ao Copacabana-Palace, Carmen recebia a visita dos Srs. Miguel G. Fernandez, Presidente, do Centro Cultural Recreativo Espanhol e José M. Arcos, membro do Conselho Fiscal da mesma instituição, cujo principal objetivo é o intercâmbio cultural e artístico entre o Brasil e a Espanha.”

Também esteve no Brasil em 1959.


Fotos: Revista Cruzeiro, Revista Cruzeiro, 1953, Ed 0001.


“Carmem faz sucesso com as músicas do marido. Acompanhada pelo marido, Augusto Algueiró compositor e maestro, a atriz e cantora espanhola Carmen Sevilha está no Rio de Janeiro.”

 Em 1964, fez shows no Teatro Record e foi transmitido ao vivo pelo canal 7.

“Carmen Sevilha mostrou seu maior desejo: aprender a dançar o samba. Está claro que não faltaram professores. Ela, todavia, preferiu tomar aulas com as Irmãs Marinho[1]. E, ainda dis- se o que reproduzimos aqui, nesse diálogo: O que mais lhe despertou a atenção entre nós? Acho que foi o olhar dos meus fãs. O que, aliás, confirma tudo que ouvi sôbre os brasileiros... E na ocasião também esteve no El Bodegon”.( Revista da Radio , Ed, 00795, 1964).

Bailarina Nascida em Sevilha, Carmen se iniciou na vida artística como bailarina do corpo de baile do Barão de Montmartre, sendo descoberta coatriz por Fernando Fuentes, e depois progredindo bastante no mundo cinematográfico. Já trabalhou em 34 filmes, destacando. "A Vingança": "Europa de Noite; Pão, Amor e Andaluzia".

Apelidada de "La novia de España", Carmen Sevilla também brilhou no mundo da música ao lado de Lola Flores e Sara Montiel.

Vale destacar que o cinema tinha uma comunicação em massa e direta para quem o acessava; os brasileiros conheciam essa artista, e essas danças ficaram no inconsciente coletivo de uma época.

Revista do Rádio Ed.00449

Revista da Radio , Ed, 00449, 1964.

Nos links abaixo , cenas de Carmen Sevilla dançando em filmes que passaram em território brasileiro.


Mariucha em Florianópolis - 1925

Fonte:A Notícia,1925,ed. 00174 Faz um século que  Mariucha veio a Santa Catarina com os concertistas de bandolim e guitarra premiados pelo R...