
Essa foi a primeira fonte encontrada sobre a "primeira" Bailarina de Danças Espanholas, ou pré- flamenca que se apresentou em Florianópolis,chamada nessa época de Desterro.
Em 1863 chega o vapor dos portos, e nele está Mendonza Ruiz que dança no Teatro Pedro de Alcântara em Desterro uma coreografia chamada "O Torero de Madrid”, publicada no Jornal "O Despertador". O Jornal "Dezenove de Dezembro" do Paraná,1863 destaca também a apresentação da bailarina vestida de homem; “Vestida a Caráter” para bailar o "O Torero de Madrid”.
O Livro Nossa Senhora do Desterro, Memória I, fala sobre a companhia Dramática de Eduardo Alvares da Silva; e cita a bailarina espanhola e cantora Mendonza Ruiz.
Desde a época do Desterro, as “Bailarinas Hespanholas” já causavam furor em nossa Ilha.
Para que possamos pensar na História da Dança Espanhola em Florianópolis, façamos uma pergunta pertinente: Quando Florianópolis, obteve seus primeiros contatos com as Danças Espanholas?
Fonte: Jornal O Despertador, 1863, Desterro.
Obs.: Caso queira retirar informações deste blog, por gentileza cite e referencie a pesquisadora deste lindo trabalho: Alessandra Gutierrez Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário