quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

THELMA ELITA Cardoso de Souza. Florianópolis.[ I ]

    



    Temos nascida em Florianópolis uma bailarina famosa das danças espanholas?
Sim, temos!  Ela foi atriz de televisão e cinema e ainda criança foi morar no Rio de Janeiro, porém nunca perdeu o vínculo com Florianópolis e durante a adolescência frequentemente se apresentava no TAC (1956), no Lira Tênis Club (1958) e até na casa do então Governador Dr. Jorge Lacerda em 1956. Seu Nome? THELMA ELITA Cardoso de Souza.

    Assistiu ainda criança ”Mariquita Flores", consagrada bailarina Espanhola, que fez com que a pequena Thelma, imediatamente, aderisse a "caliente arte sevilhana”. Aos sete anos, se apresentou bailando um pasodoble “Torero” na Rádio Tupi.

    Caso tivesse nascido em Córdoba ou Triana Thelma poderia ser uma bela gitana. Ela não só domina o estilo, sapateado e castanholas, como também os mistérios do cante jondo. Angel Pericet já havia admirado seu bailado.

    Ela também recebeu aulas de Rubem Goya e Antônio de Córdoba, cujo ballet espanhol internacionalmente, representava o que de melhor existia no gênero na época. Thelma Elita costumava apresentar Sevilhanas, Pasodoble, Solea, Jota, Farruca, Malaguenha.

    Creio que a primeira sevilhana que foi registrada em Jornal de Santa Catarina, dançada em teatro, foi por ela em 1956 no TAC. (No Brasil a primeira registrada em jornal 1893 por Mme Eloisa Roca, Joanna Raiz- Jornal do Comércio RJ). 

    Ela é linda, maravilhosa e da nossa Ilha da Magia, com vocês a salerosa Thelma Elita.

Alguém conhece? Sabe algo dela? Estou à procura. A mãe chamava-se Clara Azevedo de Souza e o pai Tenente João Cardoso de Souza.

Vídeos de participações no cinema nacional.






Jornal o Estado,1958 
Florianópolis, SC









Revista O Cruzeiro, 1962

Revista o Cruzeiro Internacional, 1962.
Rio de Janeiro
Guitarrista: Martín Bilbao



Os professores de Thelma Elita: Mariquita Flores e Antônio de Córdoba bailando no Cassino da Urca, imagens retirada da revista Rio Social,1942, RJ.






Fonte e imagens: Revista o Cruzeiro,1960 RJ
Revista Cruzeiro Internacional, 1962
Jornal o Estado,1956, SC
Rio Social 1945, RJ



Obs.: Caso queira retirar informações deste blog, por gentileza cite e referencie a pesquisadora deste lindo trabalho: Alessandra Gutierrez Gomes.

História da Dança Espanhola em Floripa - Carmen Villar




    Em 1917 esteve no Teatro Alvares de Carvalho, TAC, a célebre bailarina "sevillana coupletista" CARMEN VILLAR que apresentou bailados dos tempos “andaluzianos”.

    Desde 1915 já circulava pelos cabarés e teatros do Brasil. No Rio de Janeiro era chamada de “Rainha coupletista da Hespanha” com sua impecável dança andaluza e cançonetas cômicas.


Fonte: Jornal O Dia, 1916, Florianópolis.
Revista: Arte e Artistas Revista Theatral Illustrada, 1921. (RJ)
Pesquisa: Alessandra Gutierrez Gomes
Supervisão: Rodrigo Rosa


Obs.: Caso queira retirar informações deste blog, por gentileza cite e referencie a pesquisadora deste lindo trabalho: Alessandra Gutierrez Gomes.

História da Dança Espanhola em Floripa - Triana Romero

 

    Triana Romero

    Em 1950, a Companhia de Variedades Internacionais passou pelos palcos do Teatro Álvaro de Carvalho, TAC, e junto ao elenco, a bailarina e cantora TRIANA ROMERO. Seu repertório era composto por músicas americanas, como o tango e romances hispanos, porém eram as canções Ibéricas e as danças que tomavam conta de suas habilidades. Conhecida como a "Flor da Arte Espanhola" era uma encantadora morena que dançava ao som do Passo Doble e tocava castanholas.

    Foi candidata a Rainha do Rádio, seu nome verdadeiro era Odete Carrera. Os pais eram imigrantes espanhóis e ela nasceu em terras brasileiras. Era badaladíssima, saía muito nos jornais e revistas da época.



Fonte: Jornal O Estado, 1950, Florianópolis.

Foto: O Pioneiro, 1950, RS.



Obs.: Caso queira retirar informações deste blog, por gentileza cite e referencie a pesquisadora deste lindo trabalho: Alessandra Gutierrez Gomes.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

História da Dança Espanhola em Floripa - La Norma

  

La Norma
  
Nos anos 20 do século passado, a Internacional Kosmopol era uma agencia de "Theatro" que tinha dezenas de artistas "hespanhóis", bailarinas(os), coupletistas, tonadilheiras, etc.

    Uma delas também esteve em nosso "hermoso" TAC, Teatro Álvaro de Carvalho, Florianópolis, em 1916: A Cantora La Norma. 

    Ela dançou nos principais Teatros da época, “Sympathica e applaudida” também se destacou por sua graça, insinuante beleza e jovialidade. Norma era uma artista exímia e apesar de ser "hespanhola", interpreta tipos caricatos das nossas sertanejas, cantando com sentimentos as toadas e sambas.

    Aos poucos vamos contando essa viagem, assim como curiosidades da história da Dança Espanhola em Florianópolis; no período correspondente a “Edad de Oro e Ópera Flamenca”.

História do Flamenco na Espanha:
1860/1955 para CABALLERO e 1864/1936 para NUÑEZ.

Fonte: Jornal O Dia, 1916, Florianópolis.
Revista: Arte e Artistas Revista Theatral Illustrada, 1921. (RJ)







quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

História da Dança Espanhola em Florianópolis - Mendoza Ruiz, Dança vestida de Toureiro, 1863.


     Essa foi a primeira fonte encontrada sobre a "primeira" Bailarina de Danças Espanholas, ou pré- flamenca que se apresentou em Florianópolis,chamada nessa época de Desterro.

   Em 1863 chega o vapor dos portos, e nele está Mendonza Ruiz que  dança no Teatro Pedro de Alcântara em Desterro uma coreografia chamada "O Torero de Madrid”, publicada no Jornal "O Despertador".  O Jornal "Dezenove de Dezembro" do Paraná,1863 destaca também a apresentação da bailarina vestida de homem; “Vestida a Caráter” para bailar o "O Torero de Madrid”.

    O Livro Nossa Senhora do Desterro, Memória I, fala sobre a companhia Dramática de Eduardo Alvares da Silva; e cita a bailarina espanhola e cantora Mendonza Ruiz.

Desde a época do Desterro, as “Bailarinas Hespanholas” já causavam furor em nossa Ilha. 
    Para que possamos pensar na História da Dança Espanhola em Florianópolis, façamos uma pergunta pertinente: Quando Florianópolis, obteve seus primeiros contatos com as Danças Espanholas?
    




  

Fonte: Jornal O Despertador, 1863, Desterro.



Obs.: Caso queira retirar informações deste blog, por gentileza cite e referencie a pesquisadora deste lindo trabalho: Alessandra Gutierrez Gomes.

Mariucha em Florianópolis - 1925

Fonte:A Notícia,1925,ed. 00174 Faz um século que  Mariucha veio a Santa Catarina com os concertistas de bandolim e guitarra premiados pelo R...