Temos nascida em Florianópolis uma bailarina famosa das danças espanholas?
Sim, temos! Ela foi atriz de televisão e cinema e ainda criança foi morar no Rio de Janeiro, porém nunca perdeu o vínculo com Florianópolis e durante a adolescência frequentemente se apresentava no TAC (1956), no Lira Tênis Club (1958) e até na casa do então Governador Dr. Jorge Lacerda em 1956. Seu Nome? THELMA ELITA Cardoso de Souza.
Assistiu ainda criança ”Mariquita Flores", consagrada bailarina Espanhola, que fez com que a pequena Thelma, imediatamente, aderisse a "caliente arte sevilhana”. Aos sete anos, se apresentou bailando um pasodoble “Torero” na Rádio Tupi.
Caso tivesse nascido em Córdoba ou Triana Thelma poderia ser uma bela gitana. Ela não só domina o estilo, sapateado e castanholas, como também os mistérios do cante jondo. Angel Pericet já havia admirado seu bailado.
Ela também recebeu aulas de Rubem Goya e Antônio de Córdoba, cujo ballet espanhol internacionalmente, representava o que de melhor existia no gênero na época. Thelma Elita costumava apresentar Sevilhanas, Pasodoble, Solea, Jota, Farruca, Malaguenha.
Creio que a primeira sevilhana que foi registrada em Jornal de Santa Catarina, dançada em teatro, foi por ela em 1956 no TAC. (No Brasil a primeira registrada em jornal 1893 por Mme Eloisa Roca, Joanna Raiz-
Jornal do Comércio RJ).
Ela é linda, maravilhosa e da nossa Ilha da Magia, com vocês a salerosa Thelma Elita.
Alguém conhece? Sabe algo dela? Estou à procura. A mãe chamava-se Clara Azevedo de Souza e o pai Tenente João Cardoso de Souza.
Vídeos de participações no cinema nacional.
Jornal o Estado,1958
Florianópolis, SC
Revista O Cruzeiro, 1962
Revista o Cruzeiro Internacional, 1962.
Rio de Janeiro
Guitarrista: Martín Bilbao
Os professores de Thelma Elita: Mariquita Flores e Antônio de Córdoba bailando no Cassino da Urca, imagens retirada da revista Rio Social,1942, RJ.
Fonte e imagens: Revista o Cruzeiro,1960 RJ
Revista Cruzeiro Internacional, 1962
Jornal o Estado,1956, SC
Rio Social 1945, RJ
Obs.: Caso queira retirar informações deste blog, por gentileza cite e referencie a pesquisadora deste lindo trabalho: Alessandra Gutierrez Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário