quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Bella Otero - O que o Brasil sabia de Caroline Otero?

 


                                

 

Em 1895 o jornal Correio da Manha de Lisboa falava que Bella Otero estava fazendo furor em Paris.

E o Brasil o que sabia de Bella Otero? Bella era conhecida nessas veredas Tropicais?

Em um texto publicado no Jornal do Brasil do RJ, contava Mariano Pina, que assinava a coluna Cartas da Europa, em 1886, que ele, em Lisboa, cruzou com Bella no Hotel Universal .                        

 E que em 1895, na cidade Luz, Paris, ao entrar num theatro se surpreendeu: “A minha andaluza do Universal”. Cantando tão mal como cantava em Lisboa e dançando pior que dançava no Porto.”                       

Segundo ele: "o publico aplaudia e queria a ver sobre ascena... A coquette exótica fallando uma língua que ele não entendia, possuindo uma beleza especial um typo de mulher excitante que só se encontra para os lados de Málaga ou Sevilla”.

“A sua carreira triumphal começou no Porto e, a um português deve a notoriedade que seu nome teve, porque foi elle que a troxe[sic] da Hespanha e tornou assim possível por seu victorioso passeio pela Europa”, segundo Mercedes Blasco, 1933, Diário de Notícias do RJ.

Sim, há 127 anos o Brasil sabia quem era a Bello Otero mesmo nunca ter pisado em terras brasileiras, pelo menos as pessoas que liam nos jornais os burburinhos sobre os famosos, que tinham acesso a leitura, as que viajavam para Europa, ou pelos transformistas que imitavam Bella Otero nos teatros e cabarés do Brasil e as imagens que povoavam a mente dos sonhadores pelos retratos.

 Os retratos andavam nos cartões postais[3], nos prêmios dos cigarros, nos cinematógraphos, nos cosmoramas, em todas as atitudes e vestidos, ou antes, despida de todas as modas.”

             



   

Nos periódicos aqui falava-se muito do rapaz que havia cometido um suicídio por ela; uma briga com um costureiro, casamento com o milionário, um atropelamento onde queria uma indenização por causa de uma cicatriz que ficou numa das pernas e romance com um brasileiro mas não citou quem era.

Esteve em Buenos Aires em turnê, 1906, esteve no Uruguai, pode não ter pisado em terras brasileiras, mas navegou por nossas águas para chegar à Argentina, quiçá o navio em que viajava fora abastecido em Florianópolis.

 Alguns exemplos que traziam os jornais:

1902 - Em Paris uma mulher havia se inscrito para primeira mulher aeronalta, e foi Bella Otero a primeira a se inscrever na corrida; O dia de SC.

1906 - Paraná, concurso de fantasias com tema Bella Otero.

1907- “Cortezam da moda, Ella emocionou toda Europa galante, hoje aqui, amanhã ali, vagabunda por temperamento, a Bella Otero trouxe acorrentado muito príncipe, também muito burguês. Vive do passado a grande bailarina", A Platéa, AM.

Em 1917, um jornalista fala de suas rugas, e ao vê-la atuando nos cinema criticam “Que decepção ao vemos nelle a Bella Otero que conhecemos através da fotografia e dos artigos sobre a sua beleza sem rival. Otero hoje é uma ruína”.

1919 - Filme Outono do amor, que passou até em Rondônia.

1926- “Carolina Otero se diz andaluza convem mais sua reputação esta em muitas literaturas, infinitas susgetóes acumuladas em torno da mulher andaluz... a mulher gallega não é “pandeireta” de índole passional” ; Fernades Florez,  Madri , num  jornal do Recife.

1927- “O mais belo dia da minha vida, primeira noite com Bella Otero, assinava EG ( apenas as iniciais do nome)  num jornal do RS.

“... Foi levada para mesa num enorme prato de prata, completamente nua” Correio Paulistano.

Em todos os jornais do Brasil daquela época se falava de Otero do Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco.

Em seus espetáculos bailava: fandangos, jotas, malagueñas, segundo os levantamentos pelos jornais no Brasil.

Nos teatros e cabarés do Brasil no início do século XX tínhamos transformistas que imitavam a Bella Otero,  1902 o Lanzetta (RJ), imitador de Bella Otero, 1908 o transformista Robert Bertim , O Chileno Enrique Fridolle,(PA), Fregolini (PE), Frogoline no MA;   ( que acredito ser a mesma pessoa  com erro de grafia), o transformista Lombim imitava além da Bella Otero ; Império, Fornarina .

 https://www.youtube.com/watch?v=gnBJJkuc5I8

          Quem foi Carolina Otero a Bella Otero? Nascida em Valga, na Galícia espanhola, Agustina del Carmen Otero Iglesias (4 de novembro de 1868 - 10 de abril de 1965), uma atriz, dançarina de cabaré e cortesã espanhola da belle époque.  

Existem várias literaturas sobre Carolina Otero, é uma mulher muito instigante por sua história, desde a infância perdida num estupro quando menina, sua fuga da Espanha, seu estrelato em Paris, seus amantes poderosos, uma reputação de grande beleza “conhecida como sereia dos suicídios: seis homens teriam tirado a própria vida após serem deixados por ela. Com certeza, dois duelaram por La Belle”[4].

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mariucha em Florianópolis - 1925

Fonte:A Notícia,1925,ed. 00174 Faz um século que  Mariucha veio a Santa Catarina com os concertistas de bandolim e guitarra premiados pelo R...