sábado, 17 de abril de 2021

María Martínez de Loreto - A Malibram Preta

 


 
Nascida em Havana em 1802, mudou-se para Málaga ainda criança com a madrinha. Pioneira em cantar tangos na Europa. Em 1852 se apresentou em Londres e era chamada de a “Malibram Preta” e em Paris “Malibram Noire”.

O jornal "A Marmota da Corte" do Rio de Janeiro em 1853, aponta que "o Theatro Italiano de Paris, deu ultimamente em beneficio da preta. Maria Martinez havaneza de nascença, que não somente cantou mas dançou a dança de sua terra,  chamavam-lhe a Maliban Noire mas depois da nova habilidade ajuntaram-lhe a ´Cerrito Noire´ de sorte que conseguiu possuir os nomes de duas celebridades". 

Estudou e foi professora do Conservatório Real De Madrid- queridinha da Rainha Isabel, e segundo o Diário do Rio de Janeiro de 1866, ela era “Bela, alta, esbelta, falavam em Paris da vênus de bronze, sobre a beleza do corpo. "Tem graça de hespanhola e a vivacidade da americana. Quando se vê uma preta não se imagina que ella possa possuir aquele condão que cativa e fascina na mulher branca”. 

Era conhecida no Brasil pela imprensa da época,e quem tinha acesso a leitura dos periódicos sabia quem era.

A bailaora  Ynka Graves no documentário Gurumbé do Diretor Miguel Angel Rosales de 2016, afirma que na formação do flamenco “os negros são tão importantes quantos os ciganos, porém silenciados.”

Segundo Navarro, sobre o flamenco, “A los andaluces les debe la elegancia, la gracia y un punto de picardía; a los gitanos, la pasión, la garra y el temperamento; y a los negros, el descaro y la sensualidad." ou seja, "Aos andaluzes deve-se a elegância, a graça e uma pitada de travessura; aos ciganos, a paixão, a garra e o temperamento; e aos negros o atrevimento e a sensualidade". E ainda segundo Navarro:"El baile flamenco es Una criatura que tiene brazos de andaluza, pies de gitana y caderas de negra ”.

Bibliografia:

Diário do Rio de Janeiro (RJ)1866.

A Marmota da Corte, (RJ)1853.

NAVARROJosé Luiz , LOZANO, Eulalia Pablo, El Baile Flamenco Uma Aproximação Histórica. Ed.Almuzara.



Obs.: Caso queira retirar algo deste blog, por gentileza mencione o endereço e a pesquisadora Ale Gutierrez.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mariucha em Florianópolis - 1925

Fonte:A Notícia,1925,ed. 00174 Faz um século que  Mariucha veio a Santa Catarina com os concertistas de bandolim e guitarra premiados pelo R...