A família Cardona é de tradição circense. Entre 1908 e
1912 os jornais noticiavam os espetáculos da família no Circo Spinelli no Rio
de Janeiro, o pai, Juan Cardona, foi o primeiro Clow do Brasil, Juan também
participava das tauromachias
A esposa de Juan, Lili Stuart, foi a primeira trapezista do
Brasil e também se apresentava com sua filha Pilar bailando e tocando as
castanholas. Certamente, segundo Paulo Eduardo Grijó (neto de Pilar), foi a mãe Lili
que ensinou toda a sua arte para Pilar Cardona.
Conhecer a existência dessas
dançarinas, artistas e bailarinas Pilar Cardona e Lili Stuart é trazer a luz o
conhecimento sobre a história da Dança Espanhola no Brasil, Pilar nasceu em
1891; veio de Barcelona em 1906 atuou uns 30 nos no circo e 1973 faleceu
no Rio de Janeiro.
Mais uma vez o circo confirmando que
essa dança não estava ligada somente as companhias e teatros. E as nossas
investigações e pesquisas precisam romper barreiras e ampliar os olhares em
relação ao Brasil.
Muito se fala nos espaços dos teatros
com certa glamorização e valorização somente desses artistas, mas devemos muito
aos artistas populares. Pela mobilidade do circo devemos destacar a sua
importância em levar a arte da Dança Espanhola para vários rincões do Brasil.
Fazendo parte da construção da nossa história e cultura brasileira, destaco as
mulheres pioneiras dessa arte no inicio do século XX, muitas “interprete solo”
que são agentes da cultura popular e abriram caminhos pra estarmos aqui.
Nosso profundo respeito à memória dessas
artistas circenses e “Dançarinas Hespanholas”, artistas que atuaram em
território brasileiro no inicio do século XX.
[1] Arte de tourear, de correr touros.
Parabéns pela bela iniciativa em resgatar a linda história dessas mulheres briosas que dedicaram as suas vidas para a arte e a libertação feminina!
ResponderExcluir