quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

1931- Nini ( Mimi) Garcia e o Circo, Florianópolis

 



    Quando falamos em Danças Espanholas, logo nos reportamos aos grandes espetáculos e companhias de dança no Teatro, porém, na Espanha, principalmente antes da Guerra Civil de 1936, os circos trouxeram para seus espetáculos diferentes atrações, como o flamenco, a copla, o circo, os parodistas, humoristas e os imitadores etc. Essas atrações enchiam os olhos e atraíam os sentidos daqueles que estavam longe das grandes cidades.  Alguns exemplos de circos da época, citamos: Teatro Chino de Manolita Chen, Teatro-Circo Estambul; Teatro-Circo Francis.

    Em Florianópolis nos anos 30 em Campo do Manejo, situado na antiga Praça General Osório, hoje Instituto Estadual de Educação, chegou com o Circo Monte Santo a “lindíssima bailarina hespanhola Mimi Garcia; e para acompanhar os intervalos das atrações, a banda da Capital, "Amor a Arte" foi contratada.”(SMAA).[1]

    Chegaram pelo mar artistas no paquete (navio) – Anua; da Companhia de Navegação Hoepeck.    Nesse circo além dos animais domesticados, havia também companhia equestre, ginástica acrobática, o corpo de bailarinos que dançavam a dança espanhola, tango, maxixe, cateretês, embolado do norte, e Mimi Garcia dançava Charleston neste espetáculo.

     Em Sevilla o Charrleston era odiado pelo Maestro Otero que diziaque o grande inimigo era o Charlestón (em 1929); “permitia uma pataíta por Charleston” para não perder as alunas e dizia para imitar a Josefine Becker[2] pra ver o quanto era “ridícula”.

    O que acontecia é que ele tinha medo de perder as alunas do flamenco para o novo ritmo e o modismo. Nos anos 20 e 30 os chamados ritmos negros como o Jazz, fox trot, shimmy e Charleston  competiam nos espaços urbanos com os cuples, zambras, tangos, baile flamenco, el chotis, el paso doble. As músicas vinham de Paris pelas operetas, teatros de revistas e zarzuelas para Espanha ou pelo circo, como aconteceu nesse caso em Florianópolis.

    Como prova dessas passagens, encontramos também registros da banda da SMAA se apresentando em circos que passavam pela cidade. Estes aparecem com grande freqüência nos livros de presença da SMAA. Houve registros ainda da participação da banda em touradas no bairro Estreito, haja vista o registro da contratação de uma banda para participar em tais ocasiões.

    Destacamos que, em meio as músicas que eram escolhidas como destinadas ao circo, foi encontrada uma folha com os temas que deveriam ser tocados durante a apresentação do "Circo de Touros" que realizou espetáculos em Florianópolis em maio de 1927. Em suas partituras históricas foram encontrados, pasodobles, chotis, habaneras, etc.

    O circo também foi um espaço de divulgação das danças e músicas espanholas com seus bailarinos, músicos, cantaores.

    É importante frisarmos que no começo do século XX muitas bailarinas, não tinham uma companhia da dança ou teatro aqui na América. Muitas faziam parte de espetáculos como solistas  em teatro de revista, variedades, cabarés, boate e  intervalos dos filmes nos cinemas, conforme esses espaços de entretenimentos desenvolviam-se ao passar do tempo, e um deles foi o circo. Além disso, muitos bailarinos do flamenco começaram a se profissionalizar nesses espaços, aprendendo uns com os outros.




Campo do manejo, local onde o exército realizava treinamentos. Neste local hoje está o Instituto Estadual de Educação. Berço do futebol de SC. – Foto: Casa da Memória/FFC/100 anos/Crisitiano Andujar.
Observe um circo no local.



[1]  Jornal República de SC 1931 00186 edição.

[2] Ativista negra, amiga de Luther King,uma artista admirável.

Bibliografia:

GONZÁLEZ, Celsa Alonso. "Mujeres de fuego " : ritmos " negros " , transgresión y modernidad en el teatro lírico de la Edad de Plata. Cuadernos de Música Iberoamericana. VOLUMEN 18, 2009.

MONTIJANO, Juan José .Del Bululú a la varieté. Aproximación a los teatros ambulantes (de repertorio y variedades) en la España del siglo XX. 

SCHNEIDER , Alexandre da Silva- SOCIEDADE MUSICAL AMOR À ARTE: UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE A ATUAÇÃO DE UMA BANDA EM FLORIANÓPOLIS NA PRIMEIRA REPÚBLICA FLORIANÓPOLIS, - CEART Programa de  Pós-Graduação em  Música.  UDESC, SC 2011.

https://ndmais.com.br/cultura/entrevista-alessandra-gutierrez-gomes

https://ndmais.com.br/futebol-catarinense/memoria-campo-do-manejo-local-da-primeira-partida-com-regras-e-uniformes-do-estado/

Jornal o Estado 1931


Obs.: Caso queira retirar informações deste blog, por gentileza cite e referencie a pesquisadora deste lindo trabalho: Alessandra Gutierrez Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mariucha em Florianópolis - 1925

Fonte:A Notícia,1925,ed. 00174 Faz um século que  Mariucha veio a Santa Catarina com os concertistas de bandolim e guitarra premiados pelo R...